domingo, 28 de Abril de 2024  10:48
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-02-2004

Distrito de Aveiro com manifestações de folia


Carnaval

O distrito de Aveiro vai celebrar o Carnaval com diferentes manifestações de folia, desde o luso- brasileiro Carnaval da Mealhada ao portuguesíssimo Carnaval de Ovar, passando pelo tradicional de Estarreja ou espreitando o "juvenil" de Aveiro.
O Carnaval vai "ocupar" a cidade de Ovar, cujo trânsito ficará interdito para dar lugar à festa, que recorre à "prata da casa" mantendo uma tradição com mais de 50 anos.
Com um orçamento de cerca de 400 mil euros, fora os gastos dos participantes, o Carnaval de Ovar tem como momento alto o desfile do corso, com 25 carros alegóricos e 23 conjuntos de foliões, desde escolas de samba a grupos carnavalescos, integrando cerca de dois mil figurantes.
Não menos famoso é o Carnaval da Mealhada, que espera este ano atrair à volta de 40 mil visitantes e vai ter como rei e cabeça de cartaz o actor brasileiro Marcos Pasquim, da novela da Globo "Kubanacan", tendo como companhia no trono a miss Bairrada, Cátia Simões.
Samba, animação nocturna, circo e a "festa do vinho" são alguns dos atractivos além do desfile e, este ano, a organização preocupou-se em estabelecer "preços populares" (cinco euros) para conseguir lotar o "Sambódromo Luís Marques".
O corso da Mealhada sai nos dias 22 e 24, abrindo com um desfile de animais do Circo Vítor Hugo Cardinali, seguido de bombos e cabeçudos e das quatro escolas de samba da Mealhada, movimentando 1.500 figurantes.
Antigos são também os festejos do Entrudo em Estarreja, cujas primeiras referências datam do final do Século XIX.
Dessa altura chegam relatos da "Batalha das Flores" e de cortejos com carros alegóricos "ricamente decorados e engalanados sob o patrocínio de algumas firmas e famílias locais".
Mantendo-se a vontade de brincar ao Carnaval, em Estarreja está já decorada a Praça Francisco Barbosa para receber o desfile carnavalesco, cujos reis tiveram de se submeter este ano a um processo eleitoral, numa tenda montada para reunir as cortes e ouvir o respectivo veredicto, que recaiu sobre conhecidas figuras locais.
Bem mais jovem é o Carnaval de Aveiro, cuja organização pertence à Paróquia da Glória, que, apesar de ainda levar apenas alguns anos na folia, acredita que a edição de 2004 será a maior de sempre.
Pelas principais ruas da cidade de Aveiro vão desfilar 11 carros alegóricos e mais de 2.000 figurantes, além de seis grupos musicais.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®